máx 27º
min27º
Agora
27º

Património
Início
Voltar
Clube Futebol Benfica

Cronologia:

1895 – Criação do clube com a designação “Grupo Foot-Ball Benfica”

1933, 23 de março – Reorganização do clube por imposição da Constituição da Republica em vigor à data. É distribuído o Manifesto de apelo à população de Benfica, apelando à sua participação na missão de reforma do clube. É adotado o nome atual: Clube Futebol Benfica. Esta foi a data escolhida para comemoração do seu aniversário.

1960 – Início da construção do Estádio Francisco Lázaro, casa do Clube Futebol Benfica. O nome do estádio é uma homenagem ao atleta Francisco Lázaro falecido nos Jogos Olímpicos de Estocolmo de 1912, durante a prova da Maratona.

Factos históricos e curiosidades:

Nos registos documentais surge o «Manifesto À População de Benfica sobre a Reorganização do Grupo Foot-Ball Benfica», no qual se apelava à população local para a constituição massiva de uma massa associativa de relevo, com uma quota mínima de 2$00, com a finalidade de consubstanciar a estrutura do Clube.

Em 1935, organiza a Marcha de Benfica pela primeira vez, tendo ganho, logo nesse ano, o Prémio da Alegria, que voltaria a ganhar em 1964 e 1965. Em 1941 a marcha de Benfica ganha o primeiro prémio da classificação geral, em 1955 fica em quarto lugar e ocupou a quinta posição em 1969 e 1982. Por três vezes foi a vencedora da competição: 1935, 1940 e 1989.

Atualmente o Clube tem cerca de 3500 associados e aproximadamente 1150 atletas, em várias modalidades. O Complexo Desportivo do Estádio Francisco Lázaro tem 28.700m2, no qual se encontram dois ringues, dois campos de futebol (ambos com relva sintética), um complexo comercial de 18 lojas e bomba de gasolina. Segundo informação do Clube, está prevista a construção de dois ginásios, um polidesportivo, um parque de estacionamento e um infantário.

É conhecido como o Fofó, nome que surgiu como um ato de provocação, ainda que não seja uma designação bem aceite por muitos dos sócios mais antigos. A explicação para o termo, recua aos tempos em que havia uma grande rivalidade entre o Clube Futebol Benfica e o Sport Lisboa e Benfica, em grande parte devido ao hóquei em patins. Os jogos das duas equipas eram sempre presenciados por multidões, que fossem no ring do Clube, quer acontecessem no ringue do clube rival, na Avenida Gomes Pereira (atual Junta de Freguesia de Benfica). Num desses jogos, que teve lugar no ringue do Sport Lisboa e Benfica, o Futebol Benfica venceu o jogo. O0s adeptos, que tradicionalmente acompanhavam a sua equipa em grande número, numa manifestação de alegria, e contentamento, e, em simultâneo, de provocação para com a equipa adversária, acenaram com lenços brancos para aqueles gritando: «lampiões… lampiões… lampiões», nome na altura mal-aceite por aqueles. A resposta dos adeptos do Sport Lisboa e Benfica veio na forma: «Deus te guie FoFó…». Este termo nunca tinha sido ouvido e para os aficionados do Futebol de Benfica o termo foi tido como uma provocação. Porém, com o passar do tempo, o nome «Fofó» começou a ser usado como uma forma carinhosa de se tratar o Clube.


Morada:Rua João Frederico Ludovice