máx 31º
min31º
Agora
31º

Património
Início
Voltar
Estrada de Benfica

Descrição:

A Estrada de Benfica atual corresponde, grosso modo, à antiga Estrada Real de Sintra, ou seja, o eixo principal que ligava Lisboa à periferia. Atualmente, com início junto ao Jardim Zoológico, em Sete Rios, Termina na rotunda das Portas de Benfica, à entrada do concelho da Amadora. Outrora marcava o começo da Estrada Nacional 249, que ligava Lisboa a Sintra., sendo que o seu traçado original tinha início junto à Praça de Espanha, seguindo pela atual Rua Professor Lima Basto, até à zona do Jardim Zoológico, de onde seguia pelo Calhariz de Benfica até à saída pelas Portas de Benfica.

Grande parte da história da freguesia desenrolou-se em torno desta movimentada artéria. Enquanto via principal, era muito rica em termos de arquitetura habitacional, muitos desses edifícios já desapareceram, ainda assim, são de destacar vários como o conjunto habitacional, pré-pombalino (n.º 554 a 560); o edifício (n.º 631) onde funcionou a primeira Escola de Benfica, da iniciativa do Centro Republicano; o edifício pombalino (n.º 648), com varandas e águas-furtadas; entre muitos outros (alguns que integram o presente roteiro).

Na Estrada de Benfica, circularam, a partir de 1852, as carreiras do Omnibus e do Larmanjat, comboio a vapor que circulava sobre monocarril, entre 1873 e 1877, seguidos pelo Chora e pelo Elétrico. Os elétricos circularam na Estrada de Benfica, entre a década de dez do século XX e 1973, ano em que o serviço foi suprimido devido a obras feitas na Praça de Espanha. A carreira n.º 1, ligava os Restauradores a Benfica, entre a primeira década doo século XX e 1960, passando a ligar a Praça do Chile e Benfica, de 1960 a 1973. A carreira n.º 5, que ia do Carmo a Benfica, entre 1962 e 1973.

Factos históricos e curiosidades:

Curiosidade digna de referência, foi ter sido aqui o antigo Campo da Feiteira construído junto à Vila Ana e Vila Ventura e do qual já não restam quaisquer vestígios. Trata-se do primeiro campo atlético que pode considerar-se ter pertencido ao então designado Spot Benfica, atual Sport Lisboa e Benfica. Inaugurado em 1907, o campo tinha capacidade para 8 mil espetadores, medindo 120 metros de comprimento por 79 metros de largura.