máx 24º
min24º
Agora
24º

Património
Início
Voltar
Vila Ana e Vila Ventura

Descrição:

Conjunto de dois edifícios semelhantes, dispostos de forma simétrica.

Cronologia:

Séc. 19, final – D. Maria Gertrudes da Conceição Macedo de Barros decide mandar construir umas casas no local.

1890, 19 julho - projeto para a construção da Vila Ana, cujo nome homenageia a mãe da promotora, Ana Rita Pereira.

1910, 30 julho - projeto de construção da Vila Ventura, cujo nome homenageia o pai da promotora, Ventura Luís de Macedo.

1994, 29 setembro - publicação em DR, n.º 226, 1.ª série - B, do PDM de Lisboa, que tem como anexo o Inventário Municipal de Património, que integra os dois edifícios; consta dos Planos de Pormenor para as Áreas de Intervenção da Divisão de Reabilitação Urbana - Pátios e Vilas.

2009 - No âmbito do trabalho que o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura vem desenvolvendo desde esta data, a empresa proprietária dos edifícios foi intimada pela Câmara Municipal de Lisboa à conservação dos mesmos, fato ainda não consumado e que já deu origem a uma contraordenação.

Factos históricos e curiosidades:

Foram mandadas construir por uma família portuguesa regressada do Brasil ficando por isso conhecidas como “Casas do Brasileiro”. Inicialmente concebidas para habitação unifamiliar, as suas assoalhadas foram, cerca de meio século mais tarde, agrupadas em vários núcleos, com vista ao arrendamento.

Cidadãos de relevo como o General Spínola e o escritor Luiz Pacheco viveram na Vila Ana.


Morada:Estrada de Benfica, 624