máx 27º
min27º
Agora
27º

Património
Início
Voltar
Antiga antena da RTP (hoje Antena da Altice)

Cronologia:


1952 – Instalação do Centro Transmissor da Radio Televisão Portuguesa.


1956, 3 de dezembro – Início dos primeiros ensaios técnicos e as transmissões de mira para afinação de aparelhos recetores na área de Lisboa, num emissor de 1 kw, Simens, que se encontrava numa dependência da Central Transmissora Naval de Monsanto, cedida à RTP pelo ministério da Marinha.


1956, 5 de dezembro – É celebrado o contrato de compra dos 5 emissores a instalar na primeira fase da rede nacional de TV: na serra de Monsanto, em Lisboa; no monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia; e nas serras da Lousã, Monchique e Montejunto. Para os dois primeiros, uma potência aparente irradiada de 100 kw; para os restantes, respectivamente, 50, 5 e 1 kw. Numa nota distribuída à imprensa pelos Serviços Técnicos da RTP, anunciava-se já estar instalado, provisoriamente, na serra de Monsanto, o emissor de 1 kw, devendo os restantes chegar brevemente.


1957, 7 de março - Começaram a sair as emissões regulares. O emissor adquirido para Monsanto, e já montado em instalações próprias da RTP, começou a funcionar cerca de 8 meses depois, precisamente no mesmo dia que o instalado na Lousã (23 de novembro de 1957).


Factos e curiosidades:


“No último mês de 1956, a presidência da Câmara Municipal de Lisboa aprovou o projecto definitivo da construção das instalações relativas ao emissor da RTP no Parque Florestal de Monsanto, nas proximidades do Alto da Serafina – o primeiro de TV em Portugal, em ponto donde se dominará completamente o maior raio de horizonte visual possível e se obterá a ligação mais directa para a Fóia (Monchique), no Algarve, e para Montejunto, como primeiro ponto de ligação Lisboa-Porto, servindo-se, assim, toda a região da capital. O socalco sobre o qual parte do edifício se apoiará e onde se encontrará a torre metálica com a antena de emissão, terá um tratamento turisticamente estudado, atendendo ao belo panorama que dali se desfruta. Concedida a licença para a construção, a obra vai começar – e o ano de 1957 vai ficar gravado na história da Televisão em Portugal, com a construção do seu primeiro emissor.” (Diário de Lisboa, 12.1.1957).


Morada:Estrada da Bela Vista