máx 24º
min24º
Agora
24º

Património
Início
Voltar
Bairro da Boavista

Local: Entre a Estrada da Portela e a Serra de Monsanto


Descrição:


Bairro criado para acolher famílias dos mais variados pontos da cidade de Lisboa, que viviam em habitações clandestinas ou que tinham sido desalojadas aquando do início das obras do viaduto Duarte Pacheco.


A primeira fase do Projeto de Realojamento inicia-se em 1939, com a edificação de 488 fogos em “Lusalite”, segundo três tipologias: T1, T2 e T3, pintadas de azul, verde e vermelho, respetivamente. No ano seguinte, chegam as primeiras famílias e, em 1941, o Bairro é inaugurado, com todos os seus serviços de apoio e assistência. Na inauguração, encontra-se o Chefe de Estado, Marechal Óscar Carmona.


O Bairro conheceu diversas fases de construção e remodelação ao longo do século XX, sendo atualmente composto por vários prédios.


 


Cronologia:


1938 – Criação do Programa de Casas Desmontáveis.


1939 – Pavimentação do bairro e início da construção de 488 casas.


1940 – Ocupação das casas por famílias residentes de várias zonas do Parque Florestal do Monsanto.


1941 – Inauguração oficial do bairro, a 25 de outubro, com todos os equipamentos sociais de apoio, tais como posto médico, igreja, posto do fiscal, posto da Mocidade Portuguesa, entre outros.


2016 – Início da primeira fase de demolição da zona de alvenaria, que dará lugar a novas habitações ambientalmente sustentáveis, energeticamente eficientes, e evolutivas, adaptáveis ao crescimento das famílias.


 


Factos e Curiosidades:


Os arruamentos deste bairro fazem referência a nomes de flores e nomes de rainhas, como por exemplo Rua das Magnólias, Rua as Azáleas, Rua Rainha D. Catarina ou Rua Rainha D. Brites.


 


A intervenção iniciada em 2016 prevê, na sua totalidade, a construção de 356 novos fogos, divididos em 4 fases, num investimento total de perto de 25 milhões de Euros.