máx 21º
min21º
Agora
21º

Património
Início
Voltar
Estádio Pina Manique (Casa Pia Atlético Clube – Ateneu Casapiano)

Local: Rotunda de Pina Manique


Descrição:


À semelhança do que havia acontecido em 1907 com o Sport Lisboa, outro clube histórico formado em Belém por alunos da Casa Pia surge em Benfica, após inúmeras transferências de localização e ocupação de diversos campos por toda a cidade de Lisboa.


Considerado como um dos clubes mais ecléticos do País, o Casa Pia Atlético Clube inaugura o seu Estádio em 1954, sendo a construção do Estádio Pina Manique a maior obra coletiva e de solidariedade dos casapianos, dirigida por Luís Costa Gomes, Raúl de Azevedo, Gomes Marques e pelo arquiteto Cândido Palma de Melo, responsável pelo projeto.


 


Cronologia:


1920 – Fundação do Casa Pia Atlético Clube, a 03 de julho.


1954 – Inauguração do Estádio, a 29 de agosto.


 


Factos e Curiosidades:


Com apenas 17 meses de vida, o Casa Pia tinha já efetuado três torneios no estrangeiro: Paris, S. Sebastian e Sevilha.


No auto da sua fundação, constam as assinaturas de ilustres como a de Cândido de Oliveira, que presidiria ao clube; Mário da Silva Marques, nadador olímpico; António Pinho, internacional português e David Ferreira, escritor e historiador.


Foi a primeira equipa portuguesa a jogar em Paris, em 1920, assim como inaugurou, no ano seguinte, os campos do Sevilha F.C. e do Vitória F.C. (Setúbal).


Foi a única equipa lisboeta a vencer os principais campeonatos da capital (Distrital de Lisboa e Taça Associação) sem qualquer derrota; tal aconteceu no seu ano de formação, na época 1920/21.


O Casa Pia participou no I Campeonato Nacional de Futebol, na época 1938/39, juntamente com Académica, Académico do Porto, Barreirense, Belenenses, S.L. Benfica, F.C. Porto e Sporting C.P..


Os seus adeptos são carinhosamente conhecidos como “os gansos”.


Palmarés:


Época 1920/21 – Vencedor da Taça da Associação e do Campeonato de Lisboa.


Épocas 1993/94, 2003/04 e 2009/10 – Campeão Nacional da III Divisão, Série E.


Época 201/19 – Campeão do Campeonato de Portugal, ascendendo à II Liga.